quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Terapia de Casal - Psicóloga Débora Tavares



O relacionamento conjugal constitui um eixo ao redor do qual se formam as demais relações no contexto familiar. O casal é a base para a construção de uma família. No entanto, como em todo relacionamento interpessoal, a convivência pode tornar-se difícil.

A pressão do quotidiano, acrescida do fato das expectativas e ambições individuais, muitas vezes, não coincidirem no casal, leva ao desgaste da relação.

É neste aspecto que a terapia de casal pode prestar uma preciosa ajuda: criar oportunidades para que no casal haja o conhecimento, a compreensão, e a integração destes desejos e ambições pessoais, numa vida partilhada.

A terapia de casal ou terapia conjugal é uma psicoterapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que eles estão vivendo.

A meta principal da terapia conjugal é favorecer o desenvolvimento de comportamentos que conduzam a um melhor relacionamento interpessoal. Para tanto, faz-se necessário buscar a história individual e familiar dos cônjuges e a história do relacionamento conjugal. A partir do conhecimento das preferências, dos desejos, dos sonhos e das necessidades individuais e do casal, podem ser traçados objetivos comuns para os parceiros, que irão se engajar de forma mais satisfatória em seu relacionamento.


[Débora Tavares - Psicóloga Clínica - Atendimento Criança, Casal e Individual - Contatos: (31) 3077-8871]

Nenhum comentário: